"Pesômetro"

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Serenidade...


Talvez pelo momento único e agitado que ando vivendo, agora a pouco essa palavra me veio a mente e logo a digitei no google (estou num processo de criação de uma campanha aqui e isso costuma acontecer muito nessas horas).
Aí, apareceram algumas frases interessantes:

"Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.
(Autor desconhecido)"

"Só posso fazer uma coisa de cada vez, mas posso evitar fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
(Ashleigh Brilliant)"

"Quando não conseguimos encontrar tranquilidade dentro de nós mesmos, de nada serve procurá-la noutro lugar.
(Autor desconhecido)"

"Qualquer um pode zangar-se, pois isso é muito simples. Mas zangar-se com a pessoa adequada, no grau exato, no momento oportuno, com o propósito justo e de modo correto, isso não é tão fácil.
(Aristóteles – Ética a Nicómaco)"

"Não repreendas quando sentes a indignação pela falta cometida. – Espera pelo dia seguinte, ou mais tempo ainda. – E depois, tranquilo e com a intenção purificada, não deixes de repreender. – Conseguirás mais com uma palavra afetuosa, do que ralhando três horas. – Modera o teu génio.
(Josemaria Escrivá)"

"E o fim de tudo é o fato de eu ter que perdoar-te. Tenho que fazê-lo. Não escrevo esta carta para pôr amargura no teu coração, mas para a tirar do meu. Por mim próprio, tenho que perdoar-te. Não podemos manter constantemente uma víbora no peito, para nos alimentar, nem levantar-nos de noite para semear espinhos no jardim da alma. Não me será difícil fazê-lo, se me ajudares um pouco.
(Oscar Wilde, in De Profundis)"

Cara, fiquei pensando ao ler isso: "parece tão fácil..." mas na prática é difícil demais!!! Vários foram os momentos na minha vida (e ainda acontecem direto) que se eu conseguisse por isso aí em prática, os resultados teriam sido completamente diferentes...

Mas também me lembro que não nascemos sabendo e, se essas pessoas, autoras dessas frases, passaram a vivê-las a partir de algum momento de suas vidas, ainda mais pra registrá-las e se tornarem famosas/conhecidas por isso, devem ter passado por trancos e barrancos demais pra chegar a esse "nirvana" emocional.

Hahahaha, agora me veio uma frase usada direto por nós aqui no meu serviço: "Senhor, dá-me paciência, porque se o Senhor me der força...", mas a verdade é essa. Na vida precisamos ter barracos, precisamos ter lutas, precisamos ter adversidades. Porque precisamos crescer. Uns precisam mais que outros, com certeza, mas todos precisam. Mesmo porque, vivemos numa sociedade caótica e mais cedo ou mais tarde somos pegos num turbilhão que nada temos a ver, mas temos que sobreviver pra, pelo menos, sair dele. Eu trabalhei com resgate de meninos de rua uma vez e nunca usei drogas e tal, mas tinha que conhecer sobre todas, porque era abordado sobre o resultado de usuários delas direto. Nunca usei, mas precisava saber o efeito em quem usava. Mas raros eram os momentos que, o cheiro, ou alguma outra coisa que vinha dos usuários não me deixavam tonto, enjoado e outras coisas mais ruins, ou seja, acabava sendo um usuário passivo. Eu tinha o conhecimento pra não usar, mas porque convivia com quem usava, acabei também sofrendo os malefícios da droga. Deixo isso como exemplo prático do que quis dizer nesse parágrafo.

Acho que serenidade no final das contas é isso: moderação; equilíbrio; capacidade de ter paz muitas vezes em meio a guerra. É um treinamento diário, uma disciplina de vida. É também maturidade pra saber que nem todo mundo pensa/vive/age/é como nós e temos que "perdoa-las" por isso (Bwhauhauhau). É sempre ter um momento no dia, por menor que seja, pra poder refletir, repensar tudo e aperfeiçoar, passo a passo, cada momento vivido aqui nesse planetinha tão bagunçado.

Inté o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário