"Pesômetro"

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Aprimorando-se...


Enquanto minha mesa não chega, deixa eu lavar a alma aqui um pouquinho, meus queridos.
E quem sabe não serve pra alguém também, né? Hauhau.
Ultimamente uma das minhas paixões tem sido a moda.
É muito divertido! "Quem me viu, quem me vê". Ok, ok, podem zuar, eu aceito. Mas então, num dos meus passeios diários pelos blogs que acompanho li algo que me despertou o interesse (e não tem nada a ver com moda, não se preocupem):

"Aquele que conhece ao inimigo e a si mesmo, mesmo que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo. Aquele que não conhece o inimigo mas conhece a si mesmo, às vezes ganha, às vezes perde. Aquele que não conhece o inimigo e nem a si mesmo está fadado ao fracasso e correrá perigo em todas as batalhas." 
- Do livro "A Arte da Guerra" -

Ahhh o bom e velho Sun Tzu... Até hoje me pergunto o que esse camarada oriental não sabia...
Bom, a um bom tempo venho experimentando mudanças radicais em minha vida pelo simples fato que decidi conhecer-me e, claro, aprimorar-me. O legal deste trecho destacado é que o seu maior inimigo, muitas vezes, pode ser você. Então você deve se conhecer duplamente: como seu melhor amigo e seu pior inimigo, já que ambos sabem tudo de ti ;-). Loucura? Um pouco talvez... mas quem é 100% são? Bom, sei que eu não sou, hehe.
Conhecer-se a si é um esforço diário e aprimorar-se chega a ser de minuto em minuto... Infelizmente, muitas vezes só vamos descobrir certas atitudes nossas diante dos desafios da vida. Claro, baseado em velhos "defeitos", mas mascarados em novas situações.
Cada um tem suas armas, suas estratégias. A minha tem sido usar meus defeitos pra meu crescimento. Calma! Não estou pregando nada do tipo "sou assim, goste quem gostar". Acho isso medíocre, patético! Caso seja na defesa de um erro, defeito, mau habito. Você tem todo o direito de ser o que quiser, desde que isso não invada a área de ninguem, não é? Vai de você o discernimento quanto a isso, hehe.
Mas então, se você for ser sincero toda virtude e defeito são 2 lados da mesma moeda. Como lidamos com isso é que faz a diferença final. Estou confuso? Deixa então eu exemplificar com minhas práticas atuais de aprimoramento.
Quem me conhece sabe muito bem que a disciplina, perseverança e garra sempre foram um sonho... Sou péssimo nisso... PÉSSIMO! Mas em contra partida sou teimooooooso... Meu Deus, uma mula quando cismo com algo... Coitado dos meus amigos, hauhau. Então, pensem comigo o que é a persistência se não uma "teima" em algo bom? Pegaram?
Hoje, uso a minha teimosia como combustível pra minha "persistência artificial". E dá certo! Mas exige reflexão constante, porque esse "combustível" é bruto e precisa ser refinado sempre. São as armas que temos. Essa é uma das minhas. Quais são as suas? Não sabe ainda??? Conhece-te a ti mesmo, meu amigo.
Conhecimento é a chave da vitória e usando-o com sabedoria então... Você vai longe!
Busque sempre isso. Conhecer-se, aprimorar-se. Não se contente nunca com você. Fuja do "conforto". Realize, mude, transforme, TEMPERE!
"Só mais 15 min..." ;  "Agora 1 hora..."; "Opa, aguentamos um dia, heim?..."; De repente, uma vida ;-).
Não se limite. Lembre-se, seu pior inimigo pode ser você.

Inté o/

"Não sou disciplinado. Nem perseverante. Mas sou teimoso demais. Hoje, sigo assim, fazendo desta teimosia minha persistência. Na fé que um dia ela se torne minha perseverança"
- Alex Reis -

Nenhum comentário:

Postar um comentário